Avançar para o conteúdo principal

Dia 2

16:00
Chego às urgências dos HUC, e reparo logo que a VMER não está lá. Não acredito que perdi mais uma saída. Pergunto ao segurança há quanto tempo saiu. Terá sido por volta das 15:45. Não está ninguém na base, por isso só me resta esperar.

17:45
Chega finalmente a VMER, e saem de lá os profissionais que me vão acompanhar no turno de hoje: o Dr. Francisco e a Enf. Sónia. Depois das apresentações, entrámos na base. Explicaram que a saída anterior não foi muito grave. Um idoso desmaiou e tinha a tensão muito elevada. Tempo agora de repor o material no carro.

18:30
Uma saída… mas não de emergência. Dois minutos até ao novo Centro de Simulação Biomédica, no ex-centro de ortopedia. O espaço foi renovado e simula todo o ambiente de um hospital, com as diversas situações. O Dr. Francisco faz uma visita guiada sala a sala. Os pormenores dos simuladores de pacientes são fantásticos. Ali vão ser testados os estagiários, observados de outra sala pelos formadores.
A Enf. Sónia explica o novo sistema de simulador de administração de medicamentos. A droga escolhida pelo estagiário possui um código de barras que é identificado pelo corpo. O paciente reage conforme a escolha esteja correcta ou errada.

19:00
Regressamos à base num ambiente divertido dentro da VMER. Vê-se o que há para jantar hoje e manda-se vir.

20:30
Durante o jantar na base, conversa-se sobre o estado do país, o cliché da crise e as escolhas de cursos. Entretanto sento-me no sofá. Haverá ainda alguma chamada exterior até ao final do turno?

23:30
Continua tudo calmo na base. A Enf. Sónia fecha os olhos aqui ao lado, e eu vou quase pelo mesmo caminho. Entretanto está quase na hora de sair. “Olha, hoje tiveste azar!”


Há dias assim. Felizmente para a equipa VMER, infelizmente para mim. Não houve nenhuma chamada desde que entrei na base. Fica a esperança de amanhã haver mais acção do que nestes primeiros dois dias.

Comentários

Anónimo disse…
Dá-me impressão que à noite tiveste mais acção... Um bêbedo para aturar e tal... lol

Os mais vistos do momento

Dia 4

Este passo da reportagem foi diferente dos outros. Chegou o dia de visitar o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes). Com novas instalações desde 2007, o CODU de Coimbra tem uma vasta área de abrangência, nomeadamente nos distritos de Coimbra, Viseu, Castelo Branco e Leiria. No caso de emergências na costa marítima, colabora com o CODU-mar, sediado em Lisboa. O Centro possui uma sala de crise, usada em videoconferências com outros CODU e uma sala de comunicações, onde trabalha uma experiente equipa de profissionais: operadores, enfermeiros, psicólogos e médicos. Para assumir qualquer cargo no CODU, é obrigatório ter formação de tripulante de ambulância (o que inclui suporte básico de vida). O CODU de Coimbra tem seis a sete operadores em permanência, reduzindo este número no período nocturno, com base na menor taxa de emergências. Em caso de falha geral do sistema, o centro está prevenido com um gerador automático e com packs de telemóveis. Estes são imediatamente activados qu...

A treta da vida

Dia triste.

Frases que realmente me fazem rir...

Estamos prestes a fazer um intervalo nesta grande noite eleitoral da RTP. José Alberto Carvalho, Especial Eleições TVI Os patos têm bicos e asas mas não descontam para a Segurança Social. Susana Mendes, Último a Sair Estou na cadeira de sonho! André Villas-Boas, Futebol Clube do Porto