17:05
A VMER chega aos Hospitais da Universidade, ainda com a estagiária do turno anterior. Pouco depois entro na base, e acontecem as habituais apresentações de parte a parte. No meu último turno na VMER, vou estar acompanhado pela Dra. Sónia e a enfermeira Maria João, sub-coordenadora da VMER dos HUC.
17:30
Hora de repor energias. Segundo a enfermeira, a manhã foi muito cansativa, com sete saídas de emergência, entre elas duas PCR (paragens cardio-respiratórias). Entretanto, junta-se a nós o Dr. Arnaldo, ou Arnie, como é conhecido na equipa.
18:05
No regresso à base, a enfermeira Maria João revela-se muito preocupada com uma apresentação que tem amanhã. Para ela, é um dos motivos de stress da profissão. Os maiores continuam a ser os casos que envolvem crianças e ainda os multi-vítimas.
18:30
Ambiente calmo na base. Enquanto a enfermeira me mostra e pede opinião sobre a apresentação de amanhã, a Dra. Sónia prefere ver televisão na sala de estar.
Não aconteceria nenhum caso até eu sair.
Fim
Acima de tudo, consegui entrar no espírito da equipa que todos os dias está a postos para salvar vidas. Posso mesmo dizer que fiz amigos na VMER e que de certeza não será o último trabalho com eles, dada a forma como fui recebido. Obrigado a todos.
Por incrível que pareça, estes homens e mulheres são muitas vezes subvalorizados no trabalho que fazem. E se por vezes as coisas não correm tão bem, é porque são humanos, não super-heróis. Embora mereçam esse título.
Comentários