Se há expressão que os portugueses gostam de usar, é esta! E usam-na nos mais variados contextos. Ora, se eu procurar a sua definição no dicionário, aparece: acto ou efeito de secar; falta de chuva; estiagem; maçada. Cá está! Este último significado é quase adorado pelos portugueses, apesar de ninguém gostar de apanhar uma valente seca.
O porquê desta nossa relação com esta palavra é simples de explicar: estamos habituados a ela! Todos os dias, a todas as horas. Reparem bem:
O porquê desta nossa relação com esta palavra é simples de explicar: estamos habituados a ela! Todos os dias, a todas as horas. Reparem bem:
Acordamos de manhã, e começa logo com a seca de ir tomar banho ainda cheio de sono. Depois vêm aqueles 2 minutos agonizantes de espera enquanto o leite aquece. Continua o desespero na paragem de autocarro, e quando finalmente entramos, eis que toda a gente decide sair à rua e apanhamos uma seca no trânsito!
Já na faculdade, a aula é uma seca monumental, e só esperamos pela hora de almoço. Mas almoçar aonde? Nas cantinas. E o que há nas cantinas? Filas…
Mas pronto, temos tarde livre e vamos para casa. Tudo muito bem, não fosse o meu elevador o mais lento do mundo e eu morar no 5º andar. Enquanto o Windows inicia lentamente, ligamos a televisão, mas está a dar publicidade em todos os canais. Calma! Há um que está a dar um programa! Ah, é a RTP Memória… Assim mais vale ir ver uns vídeos engraçados no Youtube, isto se carregarem depressa, o que nem sempre acontece.
Alegrem-se, pessoal! É hora de jantar! Vamos cozinhar… no único bico eléctrico do fogão, que o gás há muito que acabou.
Vamos sair com os amigos, mas está a chover, e às tantas está tudo com vontade de ir para casa. Que seca, prometia tanto!
Isto foi apenas um dia na vida de qualquer um de nós. Daí usemos tanto a expressão que dá título a este post. Mas tenham calma, a paciência é uma virtude!
E agora vamo-nos deitar, que amanhã é outro dia. Boa noite!
…
Que seca, não consigo adormecer!
Comentários
Que seca esperar que o windows inicie, usa linux homem...lol
Este comentário é uma seca.
Abraço
adorei, Simões:D ***