Avançar para o conteúdo principal

Escrever...

Escrever é uma das capacidades que marca a diferença entre a Humanidade e qualquer outra espécie viva. Se pararem para pensar, escrever tanto pode ser nobre, como mágico, até doloroso, ou simplesmente necessário para viver.

De facto, tudo o que fazemos, tudo em que mexemos, tudo, tudo se baseia nesta invenção do Homem. Talvez por isso o nome deste blogue. Digo-vos, alguns de vós não sabem a força que as palavras podem ter. Afinal, são usadas em todo o mundo, seja para dar notícias, para escrever cartas de amor, para um simples sms a dizer que chegamos mais tarde, ou para um grito de revolta, expresso num graffiti.


Por exemplo, os livros. Vejamos um livro de longe, numa estante. Parece um objecto inanimado, ali deixado à mercê do pó. Enganam-se. Entre todas aquelas linhas poderá estar uma frase que nos fará rir, chorar, recordar, até mudar… Tudo isto apenas pela força das palavras impressas num pedaço de papel. Claro que também depende do autor. Certamente não é a mesma coisa lermos um livro de José Saramago ou uma crónica de Fernando Alvim. (Se para alguns, a escolha é óbvia, para outros será mais difícil!).
E aqueles que nunca tiveram oportunidade de aprender a escrever? Perdem muito? Alguns talvez nem saibam quanto. Pena. É o que sinto deles. Felizmente, este número está a diminuir em Portugal. Quem sabe se, daqui a uns anos, poderemos escrever uma carta a cada cidadão português, e ter a certeza de que será lida e compreendida.
E chego ao fim. Nota-se pois que gosto de escrever. Dado que a minha área de estudos não passa por aqui, criei este blogue para ir alimentando o bichinho que vive cá dentro. Tudo o que leram constitui um enorme motivo para este Digo-te. Há mais, claro. Mas serão revelados ao longo do tempo, directa ou indirectamente.

Comentários

Anónimo disse…
Bem, após a leitura deste texto (muito bom por sinal) surgem-me imediatamente dois pensamentos:
1- Num blogue destes nao posso fazer comentários javardos.
2- Eu sempre disse que tu tinhas talento Luis Filipe Miroto Simoes.

Desde os primórdios da nossa jovial convivência que perfilhavas um dom inato para a escrita. Sempre com magnificas composições a português, inclusive estou-me agora a lembrar de uma magnifica prosa que crias-te um teste,nao me recordo do ano, em que tinha duas partes e continuou no teste seguinte, que inclusive foi lido para toda a turma. Mas muitos outros sinais foram dados ao longo da tua "carreira" lectiva, nao é por acaso que toda a gente te gabava e dizia que devias ir para uma área de letras. Não o fizeste e terás tido as tuas razões para isso, razões quais que eu tenho quase a certeza que foram bem ponderadas e portanto nao irei bater mais no ceguinho. Fico contente por nao deixares morrer esse "bichinho" e tenho quase a certeza que no final das contas, ainda vais conseguir consiliar as duas coisas: Curso e Escrita.


Mais uma vez quero dar-te os parabens por mais um fruto da relaçao fugaz do teu pensamento e com as tuas maos e talento.

Nem acredito que fiz um comentario serio na minha vida sem ajavardar.

Aquele Abraço Simoes [ ]
Revan disse…
Uma agradável surpresa...tanto este blog como tu caro simões!
Ja tinha notado em ti uma cultura e visão acima do normal na sociedade que nos rodeia mas não sabia q era de tanta classe .

Continua o bom trabalho ,irei ca passar depois para comentar o blog em si, qd estiver + completo :)

susana espero que o nosso amigo pousadas não passe por aqui com a sua mania, ou é desta q vamos espancálo :P
Suright disse…
Serei eu a primeira pessoa a felicitar o meu grande Simões, o maior? Parece-me que sim. Talvez por partilhar com este meu estimado autor o gosto pela expressão a partir da escrita.

Gostava talvez de aproveitar a ocasião para te dizer, Simões, que te compreendo muito bem, e que me sinto de alguma maneira compreendida por ti também, dadas as nossas, apesar de raras, frutuosas conversas acerca de assuntos como insatisfação, decisões e mesmo escolhas. Que no meio de piadas estupidas, momentos ridiculos e risos imparáveis, consigo pensar em ti de uma maneira bem mais séria e levar-te a ti mesmo e às tuas "aspirações" (se assim em permites chamar) a sério. Que quando disso falamos, apenas quero conhecer mais e saber mais dessas tuas paixões.

Porque te considero como amigo que és, leio o que possas escrever. E porque te sou sincera, te dou a minha opinião não influenciada por essa mesma consideração:

Gosto. A qualidade do texto inicial torna-o promissor de algo mais que espero vir a ler.

(L)
Suright disse…
e parece que não, que não sou a primeira.

:D
Anónimo disse…
Simões, não sei o que te dizer!

É claro que eu já sabia que tinhas um 'jeitinho pequeno' para a escrita. Tal como o Renato disse, fazias sempre "magnificas composições a português". É por isso que eu não me espanto com este blog.

Este texto inicial está muito bom e mostra-nos que, com toda a certeza, vão vir muitos mais textos tão bons, e até melhores, que este.

Simões, continua este teu bom trabalho.

Um abraço,
Cláudio
Anónimo disse…
“A Admiração é a primeira de todas as Paixões”
Descartes


Percorridos 27 anos da minha vida, 19 dos quais acompanhada pelo meu Irmão, chego á conclusão que poucas são as pessoas que dela fizeram parte, e que tiveram a capacidade de me deslumbrar.
Uma dessas pessoas já não se encontra entre nós, mas tenho a certeza que foi fonte de inspiração para as outras que felizmente, ainda fazem parte do meu dia a dia.

O meu Irmão é, sem dúvida alguma, uma delas!
Admiro-o por ser mais novo do que eu, mas ás vezes parecer o mais velho…
Admiro-o pelas capacidades fora de série que tem…
a de manter amizades,
a de adaptação a novas situações,
a de tomar decisões com inteligência,
a de ser o mais racional de todos os que o rodeiam,
a de se divertir,
a de ter discernimento,
a de ser um optimista incondicional,
a de viver em tranquilidade com ele e com o Mundo..

Quem me conhece sabe que estou sempre a falar do meu Irmão, porque de facto a Admiração é a primeira de todas as Paixões!


A irmã
Anónimo disse…
Bem depois deste comentario realmente nao ha muito a dizer(tenho que escrever assim porque agora nao ha ca javardices como noutros locais.Epa nao ha muito a dizer, o luis sempre foi um rapaz fora-de-serie, sempre me senti pequeno ao pé deste fenomeno literario e nao só.Sou um dos poucos que se pode orgulhar de ter partilhado grandes momentos tanto comicos como estupidos com este rapaz, e é por isso que desejo as maiores felicidades a uma das minhas grandes referencias que tenho nesta vida. Continua amigo que estás no bom caminho, tenta e nao entrar em temas relacionados com o Benfica ou futebol porque realmente neste momento nao ha muito a dizer...Força aí companheiro, nunca te esquecerei rapaz...Hasta

Os mais vistos do momento

Memória curta ou estupidez?

Ok. Eu não era nascido. Ok. Eu só sei o que me dizem ou o que leio. Mas por favor. Quando me dizem na cara que a ditadura devia voltar, que o homem governou bem o país e pior: que naquele tempo se vivia melhor que hoje, não merecem resposta. Sinceramente não percebo…

Meia dúzia!

O nosso querido tasco completa hoje seis aninhos hoje! Parabéns ao Digo-te que bem os merece pela meia dúzia. E é precisamente na meia dúzia que está o segredo! Confuso? Ainda não tens o Baba & Camelo, certo? O excelso registo bibliográfico com uma seleção dos melhores dos piores ditados que aqui foram escritos!  Então aproveita: neste aniversário de meia dúzia de anos, tens meia dúzia de dias para encomendares o teu livro por meia dúzia de moedas . Podes obter o Baba & Camelo de três maneiras: 1. Diretamente através da minha pessoa, por mensagem no Facebook (campanha meia dúzia!) 2. Através dos comentários do blogue (campanha meia dúzia!). Deixa o teu email - o comentário não será publicado. 3. No site da editora Bubok Portugal (sem campanha): http://www.bubok.pt/ livros/7106/Baba-amp-Camelo Nota: Baba & Camelo pode conter vestígios de frutos de casca rija.

momento de insanidade

Vamos de férias para o México com o dinheiro do último empréstimo que contraímos. Uma semaninha com a família na praia de barriga para o ar. Mas as saudades começam a apertar. Será que o Quique fica? Vou ou não votar no Vital Moreira? O que tem a Manuela Moura Guedes a dizer disto? No aeroporto, há que trazer uns souvenirs de última hora, e como toda a gente sabe, há muito que os sombreros deixaram de ser a imagem de marca do país. Foram substituídos pelas máscaras de combate à gripe dos porcos, ou lá o que é! Olha, perdeu-se o voo. Ainda bem, talvez este também vá fazer companhia ao carapau do atlântico. Da maneira que as coisas têm andado ultimamente, nunca se sabe! Ah, Lisboa! Sim, Portela, que para Alcochete ainda falta um bocado. Cansado da viagem, aquele filme também era uma seca e a comida… prefiro não falar que ainda vem tudo cá para fora! O que interessa é que estamos em casa, no nosso cantinho. Por falar em cantinho, deixa cá ir buscar o ouro escondido no sótão, q