Avançar para o conteúdo principal

Crise, ao que levas!

Todos os dias ouvimos falar na grave crise económica internacional e nas suas repercussões no nosso país.
Desde que me lembro de existir, sempre ouvi falar de crise em Portugal. A mesma que não colocou entraves à organização da Expo 98 e do Euro 2004, que não impede o avanço para a construção do novo aeroporto e do TGV, ou a que parece não existir para os que defendem a candidatura de Portugal e Espanha ao Mundial de 2018. Mesmo assim, é o principal tema da actualidade, e até nas aulas falo disso! Porque não vem uma nova onda de carjacking para a comunicação social centrar aí as atenções? Ou porque não falam da Selecção Nacional? Ah pois, já me esquecia que esses também estão em crise…

Mas voltando à crise económica, os comerciantes fazem de tudo para atrair clientes. Estava eu à mesa, e discutia-se o preço dos combustíveis em dois postos de abastecimento cá da terra. Um desceu os preços em 5 cêntimos, mas o outro supostamente sempre foi mais barato. O primeiro tem agora dois cartazes gigantes a anunciar a descida de preços a quem passa na Nacional 2. E eu, no meu inocente ver, penso: que loucura…

Estava errado! Isto não é de loucos! O que realmente é de loucos foi o que vi a seguir. Vou às compras à cidade e às tantas entro numa loja, onde pelo nome, tudo é “de borla”. Esta cadeia de lojas festeja o seu aniversário neste fim-de-semana, e decidiu conceder descontos de 50% em quase tudo. Resultado? Selva!
Dezenas de pessoas percorrem agitadamente os corredores, com carrinhos de compras carregados com tudo: toalhas, louça, panelas, tapetes, mobiliário, artigos de decoração e artigos que não sei bem para que servem, mas que como estão a metade do preço, toda a gente leva! Coisas espalhadas pelo chão, gente a abrir caixas furiosamente como se este fosse o último dia do mundo! Não fosse eu uma pessoa muito calma, e ter-me-ia subido a tensão e entrado naquele clima de pânico, querendo comprar tudo o que estivesse ao meu alcance. Ok, está mais barato, mas não é razão para competir! Sim, porque aquilo era uma competição! Eu estava a ver que as pessoas iam começar ali aos açoites por causa de uma máquina de cortar relva!

Cheguei a casa cansado, só de ver aquilo. Sento-me para ler o Expresso que comprei pelo caminho, e qual é a manchete? O nosso presidente preocupado com… deixa cá ver… a crise, pois claro!
A mim parece-me que os portugueses, acima da crise económica, têm de ultrapassar esta crise… de nervos!

Comentários

Anónimo disse…
Ponto a reter: o Simões lê o Expresso...

xD
Suright disse…
confesso que quando li sobre a azáfama no tal centro comercial onde tudo é "de borla" achei exagerado. mas hoje passei na rotunda lá dos combatentes. e não digo mais nada.

Os mais vistos do momento

Memória curta ou estupidez?

Ok. Eu não era nascido. Ok. Eu só sei o que me dizem ou o que leio. Mas por favor. Quando me dizem na cara que a ditadura devia voltar, que o homem governou bem o país e pior: que naquele tempo se vivia melhor que hoje, não merecem resposta. Sinceramente não percebo…

Meia dúzia!

O nosso querido tasco completa hoje seis aninhos hoje! Parabéns ao Digo-te que bem os merece pela meia dúzia. E é precisamente na meia dúzia que está o segredo! Confuso? Ainda não tens o Baba & Camelo, certo? O excelso registo bibliográfico com uma seleção dos melhores dos piores ditados que aqui foram escritos!  Então aproveita: neste aniversário de meia dúzia de anos, tens meia dúzia de dias para encomendares o teu livro por meia dúzia de moedas . Podes obter o Baba & Camelo de três maneiras: 1. Diretamente através da minha pessoa, por mensagem no Facebook (campanha meia dúzia!) 2. Através dos comentários do blogue (campanha meia dúzia!). Deixa o teu email - o comentário não será publicado. 3. No site da editora Bubok Portugal (sem campanha): http://www.bubok.pt/ livros/7106/Baba-amp-Camelo Nota: Baba & Camelo pode conter vestígios de frutos de casca rija.

momento de insanidade

Vamos de férias para o México com o dinheiro do último empréstimo que contraímos. Uma semaninha com a família na praia de barriga para o ar. Mas as saudades começam a apertar. Será que o Quique fica? Vou ou não votar no Vital Moreira? O que tem a Manuela Moura Guedes a dizer disto? No aeroporto, há que trazer uns souvenirs de última hora, e como toda a gente sabe, há muito que os sombreros deixaram de ser a imagem de marca do país. Foram substituídos pelas máscaras de combate à gripe dos porcos, ou lá o que é! Olha, perdeu-se o voo. Ainda bem, talvez este também vá fazer companhia ao carapau do atlântico. Da maneira que as coisas têm andado ultimamente, nunca se sabe! Ah, Lisboa! Sim, Portela, que para Alcochete ainda falta um bocado. Cansado da viagem, aquele filme também era uma seca e a comida… prefiro não falar que ainda vem tudo cá para fora! O que interessa é que estamos em casa, no nosso cantinho. Por falar em cantinho, deixa cá ir buscar o ouro escondido no sótão, q