Avançar para o conteúdo principal

Burros e Burrinhos


Há uns anos houve uma célebre saga portuguesa no grande ecrã chamada ‘Balas e Bolinhos’, Agora os tempos são mais evoluídos e a coisa passa do cinema para os ecrãs dos nossos computadores e telemóveis. Não é um filme, mas há quem os faça; não concorre aos Óscares, mas há atuações dignas de prémio. Os comentadores das redes sociais podem, então, dividir-se em muitas categorias, uma das quais, se me dão licença, apelido aqui de ‘Burros e Burrinhos’.

A ideia veio-me à cabeça quando navegava por esses mares cibernáuticos fora. De vez em quando passo por ilhas de informação, onde as piranhas ávidas de ódio tentam mordiscar os calcanhares de quem, com elevação, tenta fazer deste um mundo mais culto.

Tal como no futebol, as pessoas passaram a querer títulos acima de qualquer outra coisa. E, sendo assim, sentem-se banqueteadas com eles sem que, na verdade, tenham comido 5% da informação que se pretendia passar.

Podem dizer-me, e eu admito, que o atual formato das redes sociais assim o induz. Mas não é por eu navegar no Facebook, Twitter e outros que tais que fico cerebralmente limitado. Exceto os Burros e Burrinhos.

Os Burros e Burrinhos são uma evolução do famoso e antigo Chico-Esperto que não vem nos livros de Darwin. De facto, esta nova espécie não tem teoria possível, uma vez que grassa em qualquer lado e alimenta-se de qualquer coisa. Não há inseticida conhecido à data e não vale a pena tentar bater-lhes com o mata-moscas da verdade, porque eles não o sentem.

“Nunca lutes com um porco. Primeiro, porque te sujas e, segundo, porque o porco gosta”. Tal como os burros e burrinhos, caro Bernard Shaw.

Comentários

Simplesmente doce.

Uma descrição exacta com uma sugestão à altura.

:)

Os mais vistos do momento

Dia 4

Este passo da reportagem foi diferente dos outros. Chegou o dia de visitar o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes). Com novas instalações desde 2007, o CODU de Coimbra tem uma vasta área de abrangência, nomeadamente nos distritos de Coimbra, Viseu, Castelo Branco e Leiria. No caso de emergências na costa marítima, colabora com o CODU-mar, sediado em Lisboa. O Centro possui uma sala de crise, usada em videoconferências com outros CODU e uma sala de comunicações, onde trabalha uma experiente equipa de profissionais: operadores, enfermeiros, psicólogos e médicos. Para assumir qualquer cargo no CODU, é obrigatório ter formação de tripulante de ambulância (o que inclui suporte básico de vida). O CODU de Coimbra tem seis a sete operadores em permanência, reduzindo este número no período nocturno, com base na menor taxa de emergências. Em caso de falha geral do sistema, o centro está prevenido com um gerador automático e com packs de telemóveis. Estes são imediatamente activados qu...

A treta da vida

Dia triste.

Frases que realmente me fazem rir...

Estamos prestes a fazer um intervalo nesta grande noite eleitoral da RTP. José Alberto Carvalho, Especial Eleições TVI Os patos têm bicos e asas mas não descontam para a Segurança Social. Susana Mendes, Último a Sair Estou na cadeira de sonho! André Villas-Boas, Futebol Clube do Porto