Avançar para o conteúdo principal

Luís Simões - um homem de L a S, mas que por vezes veste XL (parte VII)


Recapitulando. O ser esplêndido que vos fala tinha acabado de dar um grande passo na sua vida. Estava finalmente no caminho que considerava ser certo: jornalismo. E lá fui eu no primeiro dia, subindo a avenida dos arcos, com a pasta debaixo do braço, sinal de que os tempos de caloiro já eram apenas memórias. Vi pela primeira vez as faces que me iam acompanhar nos três anos seguintes: “Olha-me aquela miúda ali, é um doce! Aquele gajo tem mesmo cara de rufia!” E nesse dia viria a cometer um erro muito, muito grande – ora toma Luís Simões que é para aprenderes – relativamente à praxe. Ora esta reconhecida besta quadrada teve o seguinte momento de insanidade: “bom. Eu já fui caloiro, já fui praxado, não preciso disto outra vez, vou passar esta fase à frente, adeus e até mais logo, que vou antes jogar um PES para casa.”
Meninos e meninas que eventualmente me estejam a ler, em idade de entrar para a universidade, NÃO FAÇAM ISTO! Ou terão 20 anos de azar em que todos os dias acordarão com uma dúzia de sapos gordos e viscosos aos vossos pés!

Agora mais a sério, o facto de não querer repetir a praxe quando mudei de curso não me fez bem nenhum. Pelo contrário, isso conseguiu isolar-me de pessoas que eu ainda nem conhecia, nem quis conhecer no primeiro, segundo, terceiro dia… E como diria o avô de um amigo meu, as que não se dão não se voltam a dar! Resumindo e tirando a conotação sexual, aquela decisão influenciou para sempre a minha relação com os meus companheiros. É verdade que nos primeiros tempos notei – e desculpem caros colegas, mas vocês também já devem ter percebido – a diferença entre alguém há um ano na faculdade e as pessoas acabadas de chegar do secundário. E que diferença! Mas tanto me sentia isolado por ser mais “maduro” como de repente tinha a necessidade e sentia o conforto de voltar àquela fase, àquela mentalidade, àqueles tempos em que tudo era novo. Apesar de tudo, eu estive sempre lá. Vocês colegas, podiam não notar, mas eu também me ria com as vossas picardias. Também me revoltava pelas vossas causas, também vos notava a crescer enquanto crescia. Embora estes momentos de sintonia estivessem limitados das 9 às 17, ponto. Com muita pena minha.
Hoje a situação é diferente porque todos evoluímos e a interação surgiu naturalmente. O tempo encarregou-se de corrigir este meu ato de jumento. Um pedido de desculpas ficava aqui bem, mas podemos resolver isto com uma boa noite de copos.


Os primeiros tempos de aulas iam passando, e sentia-me muito bem! Agora sim, tinha a liberdade de escrever, debater, de falar do que queria e me interessava: o mundo! Já não estava cingido aos números e símbolos que o monitor mostrava. Que diferença abismal!

Entretanto mais amigos da terrinha tinham chegado a Coimbra. E 2008 tornava-se assim um ano de loucuras, de limites ultrapassados, de coisas importantes que podiam esperar, porque já tinha combinado um jantar para logo. Existissem estudos que o provassem, e podia agora garantir que perdi uns bons anos de vida nesses tempos. Mas valeu bem a pena, e as histórias que tenho – muitas delas gravadas em fotos e vídeos – dizem-me que não podia ser de outra maneira.

2008 entrou assim definitivamente para o top3 de anos mais felizes da minha vida, sendo que os outros lugares do pódio estão obviamente reservados para dois acontecimentos que qualquer comum mortal deseja ardentemente presenciar: 1 - ganhar o euromilhões; e 2 - sair uma edição da Playboy portuguesa com uma mulher nua na capa! Ai… 

Comentários

Os mais vistos do momento

Memória curta ou estupidez?

Ok. Eu não era nascido. Ok. Eu só sei o que me dizem ou o que leio. Mas por favor. Quando me dizem na cara que a ditadura devia voltar, que o homem governou bem o país e pior: que naquele tempo se vivia melhor que hoje, não merecem resposta. Sinceramente não percebo…

Meia dúzia!

O nosso querido tasco completa hoje seis aninhos hoje! Parabéns ao Digo-te que bem os merece pela meia dúzia. E é precisamente na meia dúzia que está o segredo! Confuso? Ainda não tens o Baba & Camelo, certo? O excelso registo bibliográfico com uma seleção dos melhores dos piores ditados que aqui foram escritos!  Então aproveita: neste aniversário de meia dúzia de anos, tens meia dúzia de dias para encomendares o teu livro por meia dúzia de moedas . Podes obter o Baba & Camelo de três maneiras: 1. Diretamente através da minha pessoa, por mensagem no Facebook (campanha meia dúzia!) 2. Através dos comentários do blogue (campanha meia dúzia!). Deixa o teu email - o comentário não será publicado. 3. No site da editora Bubok Portugal (sem campanha): http://www.bubok.pt/ livros/7106/Baba-amp-Camelo Nota: Baba & Camelo pode conter vestígios de frutos de casca rija.

momento de insanidade

Vamos de férias para o México com o dinheiro do último empréstimo que contraímos. Uma semaninha com a família na praia de barriga para o ar. Mas as saudades começam a apertar. Será que o Quique fica? Vou ou não votar no Vital Moreira? O que tem a Manuela Moura Guedes a dizer disto? No aeroporto, há que trazer uns souvenirs de última hora, e como toda a gente sabe, há muito que os sombreros deixaram de ser a imagem de marca do país. Foram substituídos pelas máscaras de combate à gripe dos porcos, ou lá o que é! Olha, perdeu-se o voo. Ainda bem, talvez este também vá fazer companhia ao carapau do atlântico. Da maneira que as coisas têm andado ultimamente, nunca se sabe! Ah, Lisboa! Sim, Portela, que para Alcochete ainda falta um bocado. Cansado da viagem, aquele filme também era uma seca e a comida… prefiro não falar que ainda vem tudo cá para fora! O que interessa é que estamos em casa, no nosso cantinho. Por falar em cantinho, deixa cá ir buscar o ouro escondido no sótão, q