Avançar para o conteúdo principal

Luís Simões – um homem de L a S, mas que por vezes veste XL (parte IV)


"Quero ir para casa!"
Foram muitas as vezes que disse isto para os meus botões durante os primeiros dias no 5º ano. A entrada para o ciclo foi dura, muito mais do que a própria saída, algumas vezes feita por entre as grades mais afastadas daquela prisão amarela, porque o meu cartão de estudante dizia num vermelho bem vivo: IMPEDIDO, como quem diz: "ficas aí dentro até às 18h que te f.....!". A minha triste sina haveria de mudar no 6ª ano, em que lá consegui obter um brilhante CONDICIONADO PARA ALMOÇO, o que já me permitia vir ao café comprar umas gomas que me dessem cabo dos dentes. Estes dois anos passaram bem depressa! Aaaah, tenho saudades dos tempos em que jogava futebol atrás dos balneários, quase sempre à baliza por indicação dos colegas. Mas nunca vi isto como uma forma de me dizerem que não jogava patavina! Encarava antes como um voto de confiança. Afinal, um guarda-redes tem muitas responsabilidades! Também tenho saudades dos tempos de aprendizagem com um dos meus tutores daqueles tempos, de seu nome Pilecas. Grande parte da insanidade mental que detenho provém daquele ser. De resto, não há assim grande coisa a registar do ciclo, tal como o meu professor de moral não chegou a registar na minha caderneta, aquela verde em que se davam os recados para casa, numa aula mais agitada... Felizmente não a levei nesse dia (disse eu, claro!).

Lá fui para o liceu, na esperança de uma melhor qualidade de vida, como quem emigra para a terra do Tio Sam à procura de petrodólares! E encontrei pequenos tesouros, sim! A minha professora de francês do 7º era uma autêntica jóia mas também se zangava! Dei conta disso num dia em que, bem cá do fundo, escapou-se-me uma borracha das mãos em direcção a uma amiga lá da primeira fila. Mas porque é que os putos de 13 anos não devem pegar em armas? Hum? Exacto, por causa da péssima pontaria. E pumba, nos cabelos negros e encaracolados da prof. que estava a escrever no quadro. E olhem que naquele momento já não me pareceu tão querida!
Mas lá sobrevivi, e graças a ela, até tive a oportunidade de ir uma semana a Nice, na costa francesa, com o Carlos, um amigo novo para mim, e as meninas Joana e Sílvia, essas talvez demasiado velhas na altura! Enfim...
Mas no que toca a situações caricatas com professoras, houve mais! Certo dia, a bonita professora de Física e Química confiscou-me uma das minhas melhores obras de arte de todos os tempos! Nada mais, nada menos, que a reprodução fiel em desenho de um pintaínho, fofinho e pequenino. Sucede que era incrivelmente parecido com um que ela tinha estampado na sua camisola, mesmo na parte entre o umbigo e o pescoço...

O liceu trouxe também novos elementos à turma: os repetentes! O Bubbles, o Peles, o Bófia, o Stitos, o Bóris, o Freitas, tudo nomes de pessoas sábias nas suas atitudes, que influenciaram e moldaram a minha personalidade, como um padeiro molda o seu pastel de Tentúgal. Foram grandiosos anos de grandiosas gargalhadas que me iam saindo caro. Devido à suposta distracção e brincadeira em demasia, tive de enfrentar a ameaça da minha mãe de me mudar de escola para outra cidade! Bem, se calhar até tinha sido bom e eu hoje era um Senhor! Ou então um Senhor... da droga! Ao menos convivia com Senhoras da droga, que são mais ou menos como as bruxas! Um: São donas de poções incríveis! E dois: não acredito nelas, mas que as há, há, que eu já as vi naqueles filmes da TVI em que estão à volta de um indivíduo latino, de bigode, a fumar um charuto.

No final do 9º ano, faria a primeira decisão sobre o meu caminho. Que área ia eu escolher para prosseguir os estudos? Tinha de ponderar bem! E que melhor momento para tomar uma decisão destas do que o intervalo das 10 da manhã, com um panique de chocolate nas mãos? Naquele momento decidi(mos) que o melhor para mim (nós) seria escolher o caminho das ciências! Venha a biologia que a gente gosta! E assim foi... [continua na parte V]

Comentários

Anónimo disse…
Para ja tiveste sorte que te mudaram o cartao para condicionado....eu tive-o sempre a vermelho aka impedido.....

ah e isso de ir para a terra do tio sam a procura de petrodolares ofendeu-me!!!!!

AHHHH E EU TAMBEM DETESTEI O CICLO!


quanto a prof de frances e de fico-quimica.... um grande LOL!

Joana

Os mais vistos do momento

Memória curta ou estupidez?

Ok. Eu não era nascido. Ok. Eu só sei o que me dizem ou o que leio. Mas por favor. Quando me dizem na cara que a ditadura devia voltar, que o homem governou bem o país e pior: que naquele tempo se vivia melhor que hoje, não merecem resposta. Sinceramente não percebo…

Meia dúzia!

O nosso querido tasco completa hoje seis aninhos hoje! Parabéns ao Digo-te que bem os merece pela meia dúzia. E é precisamente na meia dúzia que está o segredo! Confuso? Ainda não tens o Baba & Camelo, certo? O excelso registo bibliográfico com uma seleção dos melhores dos piores ditados que aqui foram escritos!  Então aproveita: neste aniversário de meia dúzia de anos, tens meia dúzia de dias para encomendares o teu livro por meia dúzia de moedas . Podes obter o Baba & Camelo de três maneiras: 1. Diretamente através da minha pessoa, por mensagem no Facebook (campanha meia dúzia!) 2. Através dos comentários do blogue (campanha meia dúzia!). Deixa o teu email - o comentário não será publicado. 3. No site da editora Bubok Portugal (sem campanha): http://www.bubok.pt/ livros/7106/Baba-amp-Camelo Nota: Baba & Camelo pode conter vestígios de frutos de casca rija.

momento de insanidade

Vamos de férias para o México com o dinheiro do último empréstimo que contraímos. Uma semaninha com a família na praia de barriga para o ar. Mas as saudades começam a apertar. Será que o Quique fica? Vou ou não votar no Vital Moreira? O que tem a Manuela Moura Guedes a dizer disto? No aeroporto, há que trazer uns souvenirs de última hora, e como toda a gente sabe, há muito que os sombreros deixaram de ser a imagem de marca do país. Foram substituídos pelas máscaras de combate à gripe dos porcos, ou lá o que é! Olha, perdeu-se o voo. Ainda bem, talvez este também vá fazer companhia ao carapau do atlântico. Da maneira que as coisas têm andado ultimamente, nunca se sabe! Ah, Lisboa! Sim, Portela, que para Alcochete ainda falta um bocado. Cansado da viagem, aquele filme também era uma seca e a comida… prefiro não falar que ainda vem tudo cá para fora! O que interessa é que estamos em casa, no nosso cantinho. Por falar em cantinho, deixa cá ir buscar o ouro escondido no sótão, q