Avançar para o conteúdo principal

Luís Simões – um homem de L a S, mas que por vezes veste XL (parte III)


O terceiro capítulo desta obra é um pouco diferente dos anteriores. Nele vou falar de quatro eventos festivos que acontecem na minha vida tão bonita e singela, como dizia o famoso Zé Cabra. E faltando hoje precisamente quatro meses e dois dias para o Natal, é justo que comece por aqui. Pessoalmente, sempre gostei da época natalícia. Quando era miúdo, pelos presentes. Quando andava no liceu, pelas duas semanas de férias. Quando me casei, pelos after-shave's que a minha mulher me oferece. Esperem lá! Eu ainda não sou casado! Então mas se já não ando no secundário e ainda não pus a sagrada corda do matrimónio ao pescoço, por que motivo gosto eu do Natal neste momento? A razão é simples: no Natal, todas as pessoas me parecem... embriagadas! Reparem bem: toda a gente anda nas ruas a rir-se e a querer pagar coisas aos outros. Há pessoas que vêem velhotes de barbas brancas a descer pela chaminé e até há mais acidentes nas estradas! Depois, na manhã do dia 25, acordam todos calminhos, como se estivessem ressacados. Ninguém vai trabalhar – e não me digam que é por ser feriado! – e ficam em casa a ver aqueles filmes lamechas que só dão nesta quadra.

Poucos dias depois vem a passagem de ano. E é curioso que as pessoas voltam a parecer-me embriagadas, não sei porquê. Entre passas e champanhe, comemora-se o fim do ano. Lembro-me de alguns episódios caricatos das minhas passagens de ano. Na famosa mudança do milénio, já eu me preparava para o fim do mundo e, querendo abandonar esta vida com estilo, envergava os meus óculos fluorescentes com o formato do número 2000. Uns anos depois comecei a perceber o sentido de festejar o fim do ano, e também eu me comecei a sentir uma pessoa embriagada, tal como os outros todos! E nestes dois últimos anos, na Figueira e Nazaré, pude comprovar a minha teoria, observando milhares de pessoas com uma taxa de álcool no sangue de fazer corar Manuel Vilarinho.

Parabéns a você, nesta data querida! E essa data é o dia 11 de Abril, que se repete há já 21 anos. Os aniversários são sempre motivo de festa rija. Sinceramente não consigo perceber aquelas pessoas que não gostam de festejar os anos! Estamos mais velhos, é certo. Mas passou mais um ano, e ainda cá estamos! Admito que quando era mais pequeno, não gostava muito da ideia de levar o bolo para a primária e o intervalo da manhã não ser apenas dedicado ao leite com chocolate. Mas actualmente a festa de Luís Simões em Abril é obrigatória! Aliás, ultimamente, para que todos os meus amigos possam estar presentes (e juro que é só por isso!), decidi alargar o período dos festejos de um dia para... uma semana! Por isso, ficam desde já convidados para um jantarzinho, onde me podem oferecer um presente caro, o qual eu honestamente vou dizer que recuso, ao mesmo tempo que o agarro com as duas mãos e nunca mais o largo. Faz parte dos aniversários!

O outro momento sempre marcante é a Páscoa. Confesso que não ligo lá muito à religião, embora Jesus (o Jorge!) me faça sorrir com as suas expressões muito particulares. Mas voltando ao assunto, não me imagino a viver a Páscoa numa cidade! Aqui na terrinha, é uma altura de festa muito particular. As pessoas andam de casa em casa, comem e bebem, cantam e algumas até dançam. A Páscoa é assim, todos vestem a blusa mais chique ou o pólo mais elegante, que no fim do dia é às bolinhas, por causa das nódoas do leitão da Ti Floripes, do vinho do Portugal, ou das chamuças da Maria do Ramiro. A verdade é que a Páscoa traz muita gente às ruas da aldeia, gente bonita e alegre, curiosa e que parece passar fome durante o resto do ano. Por um fim de semana, a crise passa ao lado, e apesar de algumas portas fechadas, as que estão abertas compensam bem pela hospitalidade. Aaah, adoro a Páscoa.


Nos próximos capítulo de Luís Simões – um homem de L a S, mas que por vezes veste XL, não percam as loucuras do secundário, das brincadeiras com moscas à viagem de finalistas.

Comentários

Os mais vistos do momento

Mais do que isto

Mais do que prendas de Natal. Prendas verdadeiras. Mais do que um novo ano. O Ano. Mais do que positiva nos exames. Trabalhar. Mais do que um se calhar , um talvez ou um quem sabe . Certezas. Mais do que ver U2 na net. Ao vivo. Mais do que uma aposta. Ganhá-la. Mais do que fazer 20 anos. Senti-los. Mais do que amigos. Mais. Mais do que Coimbra até agora. Porque há. Mais do que prometer. Cumprir. Mais do que passar. Mostrar. Muito mais do que desejar um grande 2009. Podem parecer desejos, mas não o são. Os desejos não se pedem, constroem-se...

Clave de sol

Um círculo vermelho. E tu no meio. É assim, tão simétrica, a nossa existência. Não fosse o rock’n’roll assolar-me os ouvidos, não fossem os velhos e bons Stones ditarem o ritmo, e era nas tuas curvas que leria a pauta. Autêntica clave, mais forte do que o sol, com mais classe do que a lua. Se nas veias o sangue corre sempre em frente, na cabeça o pensamento diverge sobre todos os caminhos a tomar para chegar a ti. Somos o mapa de nós mesmos, já criámos até um caminho novo, que ninguém tinha previsto e que ninguém percorrera antes. Sem indicações, lá seguimos viagem, cientes de que 2+2 só são quatro se quisermos. Liberdade completa, foi também para isto que Abril nasceu. Existimos em todas as línguas, somos vistos em todos os gestos. Não é preciso explicar a ninguém, porque ninguém ia entender. E, no entanto, entendem-nos desde o princípio. Não fomos feitos um para o outro. Não somos o testo da panela, não encaixamos como Legos, nem temos penteados à Playmobil. Mas a forma como enco...

Baba & Camelo já à venda!

Está desvendado o segredo: é um menino! Baba & Camelo chega a este mundo para arrasar, prontinho a roer os chinelos lá de casa e morder aos estranhos! Um presente de aniversário perfeito para o avô! Uma verdadeira aliança para a namorada! Um souvenir marcante para o turista! Um carinho especial no dia da mãe! Esta é a tão aguardada salvação nacional que podem, a partir de hoje, adquirir para resolver os problemas da vossa vida: amarração, casamento, família, amor, negócios, vícios, doenças espirituais, inveja, mau-olhado ou impotência sexual. Podem obter o Baba & Camelo de duas maneiras: 1. através do site da editoraBubok  2. através da minha pessoa, com um preço de amigo. Basta comentar aqui no blogue, indicando um endereço de email (o comentário não será publicado) ou por mensagem no Facebook . Boas leituras de verão!