De uma vez por todas, vamos esclarecer esta situação: existem muitas diferenças entre simpatia e boa educação!
Pontos a reter:
Uma pessoa pode ser bem educada e não primar pela simpatia. O contrário é que já me parece mais difícil.
Essa pessoa, a qual não espalha simpatia, pode no entanto não ser antipática, sim? É claro isto? Digamos que pode cumprir os serviços mínimos. É a diferença de entrar num sítio e dizer “Bom dia”. Estou a ser bem educado. Simpático seria se dissesse “Bom dia! Tudo bem?”. Espero que se perceba esta diferença de uma vez por todas.
Não considero obrigatório derreter-me completamente em elogios e bem-dizeres totalmente desnecessários. Há quem os mereça, e com certeza os tem. Agora, ter de fazer boa figura para agradar a alguém que não me diz nada? Por favor! Tenho mais em que gastar o meu precioso latim.
Dou o exemplo de uma situação há uns anos, ainda na "juventude da minha juventude". Já não me lembro bem do contexto, mas sei que a professora de português me chamou antipático (sem querer ofender, disse ela).
Se algum dia a senhora professora chegar a ler este texto, espero bem que o perceba. E no momento em que me apresentasse argumentos válidos, eu pedia-lhe imediatamente desculpa. Desculpa por não ser daqueles meninos bonitos que fazem tudo o que os outros lhe pedem, só pela posição ocupada, ou por algum favor que necessitem em troca. Não sou assim, nem nunca fui.
Mas podem estar descansados, porque não, não estou zangado com ninguém! Pelo contrário, até estou bastante bem com o mundo!!
Foi só uma opinião menos simpática...
Comentários