Avançar para o conteúdo principal

Combinações

Levo esta. Penso que já tenho a camisa finalmente escolhida, mas volto atrás e troco novamente. Falta pouco para sair de casa. Olho uma última vez para o sofá e já te imagino ali, comigo.

Sou o último a chegar e vejo um lugar ao teu lado, mas aprendi que devemos sempre desconfiar dos melhores lugares e acabo por me sentar praticamente na outra ponta da mesa. És um dos meus alvos no “olá” coletivo, evitando beijos a tudo e todos. A conversa flui, os olhares passam aqui e ali, e o relógio não para. O assunto vai desde a Grécia ao Benfica, desde a praia de ontem ao jantar da próxima quinta. Temos amigos inteligentes, é certo, mas nós estamos numa frequência diferente. Cada coisa que lançamos para a mesa em forma de palavras tanto pode ler-se da esquerda para a direita como da direita para a esquerda. Fazes malabarismos com o copo e eu respondo-te com um toque subtil quando passo por ti para ir à casa de banho.

É uma dança e aqui não há uma estrela e um aprendiz. Há dois executantes perfeitos que se combinam de olhos fechados, tanto num techno cerrado que nos droga na mesma linha, como num kizomba tão efervescente quanto a pastilha que mastigas.

Volto à mesa e desta vez sim, aceito a cadeira vizinha da tua. Mais um copo, mais outro, sei que te sabem tão pouco como a mim. Saímos e despedimo-nos no estacionamento, juntamente com o pessoal, e cada um entra no seu carro. Por coincidência, somos os últimos a arrancar e começa o jogo. O primeiro cruzamento fica para trás mas continuas bem presente no espelho. Sei que já devias ter virado, sabes que te testo quando dou mais uma volta à rotunda e ambos sabemos onde acaba o mapa. Não tens sequer tempo de fechar o carro antes de eu te fechar a boca com os lábios.

Sobes metade das escadas de costas, viramos a meio, as chaves caem com estrondo no soalho quando entramos. A luz do hall espreita a sala e indica-nos o sofá. O tal sofá. Num turbilhão de emoções, a tv liga-se quando caímos em cima do comando. O apresentador pede que adivinhem a cidade com cinco letras, tu desenhas-me as linhas do alfabeto no pescoço com sal+iva e eu tenho o coração a 760. Expulsas as sandálias da Primark, o Swatch salta-me do pulso e ficamos apenas com as marcas que nos hão de lembrar amanhã o lado mais belo da noite humana.

Puxas a camisola para cima até ao momento em que te travo, numa atitude de “deixa-me ser eu”. Desliza tão bem sobre o teu corpo quanto as minhas mãos e ajuda a formar um amontoado de roupa no chão. Mentimos um ao outro consecutivamente, mas sabemos que tudo o que se disser dali em diante esfuma-se com o chegar da manhã.

Acordo sem abrir os olhos e, apenas por descargo de consciência, estendo o braço para o lado para confirmar o óbvio: já foste embora. Levanto-me e luto contra o sol até à sala, onde encontro uma camisa dobrada nas costas do sofá com um bilhete por cima: “Gosto mais desta”. Rio-me e penso que, pelo menos hoje, já saio mais cedo de casa.

Comentários

Os mais vistos do momento

Memória curta ou estupidez?

Ok. Eu não era nascido. Ok. Eu só sei o que me dizem ou o que leio. Mas por favor. Quando me dizem na cara que a ditadura devia voltar, que o homem governou bem o país e pior: que naquele tempo se vivia melhor que hoje, não merecem resposta. Sinceramente não percebo…

Meia dúzia!

O nosso querido tasco completa hoje seis aninhos hoje! Parabéns ao Digo-te que bem os merece pela meia dúzia. E é precisamente na meia dúzia que está o segredo! Confuso? Ainda não tens o Baba & Camelo, certo? O excelso registo bibliográfico com uma seleção dos melhores dos piores ditados que aqui foram escritos!  Então aproveita: neste aniversário de meia dúzia de anos, tens meia dúzia de dias para encomendares o teu livro por meia dúzia de moedas . Podes obter o Baba & Camelo de três maneiras: 1. Diretamente através da minha pessoa, por mensagem no Facebook (campanha meia dúzia!) 2. Através dos comentários do blogue (campanha meia dúzia!). Deixa o teu email - o comentário não será publicado. 3. No site da editora Bubok Portugal (sem campanha): http://www.bubok.pt/ livros/7106/Baba-amp-Camelo Nota: Baba & Camelo pode conter vestígios de frutos de casca rija.

momento de insanidade

Vamos de férias para o México com o dinheiro do último empréstimo que contraímos. Uma semaninha com a família na praia de barriga para o ar. Mas as saudades começam a apertar. Será que o Quique fica? Vou ou não votar no Vital Moreira? O que tem a Manuela Moura Guedes a dizer disto? No aeroporto, há que trazer uns souvenirs de última hora, e como toda a gente sabe, há muito que os sombreros deixaram de ser a imagem de marca do país. Foram substituídos pelas máscaras de combate à gripe dos porcos, ou lá o que é! Olha, perdeu-se o voo. Ainda bem, talvez este também vá fazer companhia ao carapau do atlântico. Da maneira que as coisas têm andado ultimamente, nunca se sabe! Ah, Lisboa! Sim, Portela, que para Alcochete ainda falta um bocado. Cansado da viagem, aquele filme também era uma seca e a comida… prefiro não falar que ainda vem tudo cá para fora! O que interessa é que estamos em casa, no nosso cantinho. Por falar em cantinho, deixa cá ir buscar o ouro escondido no sótão, q