Não gosto de desculpas. E não estou a falar daquelas desculpas esfarrapadas que ouvimos de vez em quando. Estou a falar de pedidos de desculpas.
"Pelo menos, deve-me um pedido de desculpas!"
Poupem-me, senhoras e senhores. As desculpas são como as saudades ou as compensações. Se existirem, podem até parecer-nos bom sinal, mas na verdade resultam de algo negativo que aconteceu anteriormente.
Uma verdade dolorosa é sempre melhor que um pedido de desculpas por ter mentido! Um esforço para sorrir é sempre melhor que um pedido de desculpas por estar amuado naquele dia! Uma cedência de passagem é sempre melhor que um pedido de desculpas por ter batido!
As desculpas não fazem sentido. Sentido nenhum. E por isso não gosto de pedir a ninguém que me desculpe. Prefiro assumir a culpa, o que é muito, muito diferente, meus caros. O mesmo se aplica aos outros, em relação a mim. Como podem vocês assumir a culpa de algo que fizeram se logo a seguir suplicam que vos tirem essa mesma culpa? Sejam honestos. Perguntar ao outro se ficou chateado ainda se aceita, mas pedir desculpa é ridículo. Expõe a pessoa a uma situação de inferioridade completamente desnecessária.
Atrevo-me a dizer que um pedido de desculpas nada tem a ver com humildade. Mas talvez não queira ser demasiado radical e dizer que as pessoas humildes são as que não pedem desculpa. É que podia ter de pedir desculpa por isto.
E eu não quero.
Comentários