Avançar para o conteúdo principal

PIF

Chama-se Princípio da Invisibilidade Falsa (PIF), e é uma teoria que desenvolvi nos últimos tempos, fruto de um vasto leque de divertidas experiências.

O PIF pode aplicar-se a toda a gente. Basicamente, diz-nos que qualquer pessoa ou grupo de pessoas num espaço público tende a observar algo, comportando-se como se não estivesse realmente lá, ou fosse invisível. Difícil de perceber? Vamos a um exemplo concreto, e provavelmente o melhor:

Imagina que vais com uns amigos para um bar, cheio de gente. Chegam, vêem quem está e dizem:

“Incrível, aqueles gajos estão cá sempre!”

ou:

“Mas esta gente não tem nada para fazer?”

ou melhor ainda:

“Olha quem é ela! Já cá estava na semana passada a dançar de uma maneira que… meu deus!”

Ora, segundo o PIF, não conseguimos entrar na pele dessas mesmas pessoas que já lá estão. Ou seja, e como o PIF se aplica a todos, quando chegamos ao bar, as outras pessoas comentam:

“Incrível, aqueles gajos estão cá sempre!”

ou:

“Mas esta gente não tem nada para fazer?”

ou melhor ainda, e com uma ligeira diferença:

“Olha quem são eles! Já cá estavam na semana passada a beber de uma maneira que… meu deus!”


Se calhar, por esta altura, já estão a perceber melhor esta teoria. E a reverem-se nela! Mas de onde vem isto? Porque nos comportamos assim?
A explicação é simples e composta por duas razões:


Razão coerente-e-realmente-bem-estruturada: a televisão. Estamos constantemente a ver TV, sentadinhos no sofá. Vemos o mundo todo sem ninguém nos ver a nós. É fantástico, não é? Mas se transportarmos isso para os espaços públicos, pode levar-nos a situações engraçadas ou embaraçosas.

Razão estúpida-mas-que-mesmo-assim-faz-sentido: a fisiologia do corpo humano! É verdade! Não permite que uma pessoa se veja a si própria e as suas figuras!


Portanto, já sabem. Quando viverem esta situação, vão dar-me razão. Basta que entrem num sítio qualquer cheio de gente, e… PIF! Fez-se o chocapic.

Comentários

Anónimo disse…
Ha que dizer que o PIF é uma teoria conjunta e nao apenas tua simoes. e sim está comprovada cientificamente.


Mas eu so vim comentar esta idiotice por causa do

"PIF! Fez-se chocapic"

EPA QUE PIADA À BOMBEIRO SIMÕES!
Co-autor do PIF ( Leão) disse…
ah e aposto que só te lembras-te de publicar este principio oficialmente por que foste bombardeado esta semana com o principio de Peter, introduzido por mim cumué obvio, ou segundo o novo acordo ortografico, "ovio"(ai e mesmo idiota este acordo)


derivado à minha fritura resultante do facto de eu ter sido cobaia para o PIF, nao assinei o coment supracitado. peço desculpa a ti simoes e a todos os que nos seguem lá em casa.

Ah e soufilosofotamem!
Anónimo disse…
Grandes teorias sim senhor... O que faz o vinho... até põe gajos a pensar...

Os mais vistos do momento

Memória curta ou estupidez?

Ok. Eu não era nascido. Ok. Eu só sei o que me dizem ou o que leio. Mas por favor. Quando me dizem na cara que a ditadura devia voltar, que o homem governou bem o país e pior: que naquele tempo se vivia melhor que hoje, não merecem resposta. Sinceramente não percebo…

Meia dúzia!

O nosso querido tasco completa hoje seis aninhos hoje! Parabéns ao Digo-te que bem os merece pela meia dúzia. E é precisamente na meia dúzia que está o segredo! Confuso? Ainda não tens o Baba & Camelo, certo? O excelso registo bibliográfico com uma seleção dos melhores dos piores ditados que aqui foram escritos!  Então aproveita: neste aniversário de meia dúzia de anos, tens meia dúzia de dias para encomendares o teu livro por meia dúzia de moedas . Podes obter o Baba & Camelo de três maneiras: 1. Diretamente através da minha pessoa, por mensagem no Facebook (campanha meia dúzia!) 2. Através dos comentários do blogue (campanha meia dúzia!). Deixa o teu email - o comentário não será publicado. 3. No site da editora Bubok Portugal (sem campanha): http://www.bubok.pt/ livros/7106/Baba-amp-Camelo Nota: Baba & Camelo pode conter vestígios de frutos de casca rija.

momento de insanidade

Vamos de férias para o México com o dinheiro do último empréstimo que contraímos. Uma semaninha com a família na praia de barriga para o ar. Mas as saudades começam a apertar. Será que o Quique fica? Vou ou não votar no Vital Moreira? O que tem a Manuela Moura Guedes a dizer disto? No aeroporto, há que trazer uns souvenirs de última hora, e como toda a gente sabe, há muito que os sombreros deixaram de ser a imagem de marca do país. Foram substituídos pelas máscaras de combate à gripe dos porcos, ou lá o que é! Olha, perdeu-se o voo. Ainda bem, talvez este também vá fazer companhia ao carapau do atlântico. Da maneira que as coisas têm andado ultimamente, nunca se sabe! Ah, Lisboa! Sim, Portela, que para Alcochete ainda falta um bocado. Cansado da viagem, aquele filme também era uma seca e a comida… prefiro não falar que ainda vem tudo cá para fora! O que interessa é que estamos em casa, no nosso cantinho. Por falar em cantinho, deixa cá ir buscar o ouro escondido no sótão, q